top of page

APRESENTAÇÃO

 

Na programação deste ano de 2016, a XXXI Semana do Economista da UEM debaterá o tema “Economia, Política e Instituições: Fundamentos da crise brasileira” cujo interesse é discutir sobre a crise econômica que está em curso na economia brasileira, analisando os seus fundamentos e implicações, a partir das principais vertentes de pensamento econômico. Fundamentalmente, busca-se analisar o papel das políticas macroeconômicas, das instituições e do modelo econômico que se tentou implementar no país desde meados da década passada e sua influência/desdobramentos sobre no momento atual.

Os palestrantes, vindos de diferentes instituições, foram indicados criteriosamente para a abordagem da temática proposta. Além disso, o evento propõe a apresentação de artigos e pôsteres que serão submetidos para 6 áreas, sendo:

 

Área 1:  História Econômica, Economia Política e Metodologia;

Área 2: Desenvolvimento Econômico e Economia Regional,

Área 3: Macroeconomia, Moeda e Finanças;

Área 4: Microeconomia e Organização Industrial;

Área 5: Métodos Quantitativos;

Área 6: Áreas Afins.

 

Essa atividade resultará na publicação de Anais do Evento e de um número Especial da Revista - A Economia em Revista (AERE) do Departamento de Economia da UEM, na forma de uma selecta dos melhores artigos apresentados no referido evento.

Além das palestras, debates, apresentação de artigos e pôsteres, o evento ainda contará com 7 minicursos a ser ministrados por profissionais capacitados na área. Haverá ainda, a realização de mesas redondas, com o objetivo de estimular o debate e integrar membros da comunidade acadêmica e externa.

O público alvo do evento é, sobretudo, alunos da graduação e pós-graduação, professores vinculados a esta Universidade e outras instituições regionais, que almejam divulgar seus resultados de pesquisa, bem como uma maior integração e atualização em seus temas de estudo

bottom of page